Valorize seus clientes.

Você já deve ter ouvido aquela frase “O que seria de uma empresa se não existissem os clientes? ”  Em tempos de crise, a concorrência no mercado se torna muito mais violenta para atrair novos clientes.

No entanto, o que é muito esquecido pelos empresários é que o importante é se fidelizar com o seu consumidor. E como há poucas estratégias de marketing pensadas para este tópico, isso se torna grande um desafio para as empresas.

Por isso, reunimos 4 dicas de como ter um cliente fidelizado e a importância dele para a empresa:

Tenha um bom atendimento

Isso é essencial no mercado de varejo. Em média, a maioria das empresas perde metade de sua base de clientes a cada cinco anos, e os motivos são: falta de rapidez na resposta, falta de atenção ou desrespeito em alguma fase do atendimento no momento em que este consumidor estava adquirindo algum produto ou serviço daquela marca/empresa.

Por isso, é necessário criar cadastros e canais que não forneçam apenas dados básicos do cliente como nome, telefone, endereço, entre outros, mas que também acrescente um histórico de compras do consumidor para ser mais fácil de identificar quais são os produtos de interesse daquele consumidor.

Tenha foco na fidelização de clientes

Prospectar novos clientes é importante, mas fidelizar os antigos é igual ou ainda mais importante, e isso pode ser feito com criatividade e inovação.
Por exemplo, se a sua empresa é do setor de confecção e, no histórico de clientes, você identificou que a maioria das mulheres procuram por calça jeans durante o período de inverno, faça uma liquidação de jeans!

Isso já faz com que as suas clientes se sintam entusiasmadas em adquirir produtos da sua loja, pois elas sentirão que são lembradas e importantes por você e sua loja, gerando uma satisfação no consumidor, e que provavelmente, irá retornar e indicar para novos clientes.

Faça treinamentos contínuos

Para finalizar, treine a sua equipe para atender bem ao cliente, desde a recepcionista ao entregador.

O diálogo com os seus funcionários é essencial dentro de uma empresa. Quando algo for mudado, informe a todos com clareza. A ação dos colaboradores se reflete na imagem do seu negócio. Por isso, é importante investir em todos.

Para isso você pode contar com a nossa ajuda!

A Studart RH Consultoria tem um vasto portfólio de cursos in company que podem agregar conhecimento e capacitação para os seus funcionário basta entrar em contato conosco.

Valorize sua clientela

Todo empreendedor precisa ter como ponto essencial de estratégia da sua loja ou marca que todo e qualquer cliente gosta de ser valorizado e lembrado.

Por isso, mantenha o relacionamento com o seu público. Fazer brindes ou kits e enviá-los a ele em datas especiais e no aniversário é uma das alternativas eficazes para manter o seu cliente fiel.

Também dê a eles a oportunidades de registrar suas reclamações e sugestões no estabelecimento. Muitos deles gostam de registrar a sua opinião sobre o local que frequentam.

Isso também é uma oportunidade para o empresário saber também qual é a visão do público a respeito do seu comércio.