O que todo jovem empreendedor deve saber antes de começar.

Quando está para se começar um negócio, muitas dúvidas surgem. O meio empreendedor não se trata apenas de entender ou não de business. Ele exige muito, principalmente daqueles que ainda não fazem parte dele, e algumas dicas podem ser úteis na hora de iniciar um projeto. Nós separamos algumas, confira:


É um tanto repetitivo, mas muitos jovens esquecem da lição mais básica: você vai errar pelo menos algumas vezes antes de acertar, logo, esteja preparado para isso. Tenha em mente que você só consegue aprender errando, então, sem desespero! Faz parte do caminho e você consegue superar.


Esteja atento a quem está no mesmo ramo que você e, se possível, alie-se a eles! . Pode soar estranho, uma vez que eles tendem a ser seus concorrentes, mas pense: qual será mais útil, uma parceria com uma empresa pequena, mas que pode dar frutos, ou com uma empresa grande que pode levar anos para notar você? Analise os ganhos e não tenha medo de criar uma rede.


Não adianta, um bom networking é tudo. Não basta ter uma boa ideia ou uma boa empesa, é preciso torná-la conhecida. Não tenha medo de espalhar e fazer contatos, quanto mais gente conhecer você, melhor. É essencial ter quem recomende ou acredite no seu projeto, isso trará mais clientes em potencial.


Tenha noção do seu caixa e saiba utilizá-lo. Não adianta pensar grande se as suas finanças não permitem isso. Comece aos poucos, explore as suas possibilidades e não gaste além do possível – principalmente no começo.


Lembre-se sempre de se manter atualizado! Saiba o que está acontecendo ao seu redor, as tendências do mercado, estude e cerque-se de pessoas que possam contribuir com o seu aprendizado. Um dos maiores segredos de um bom empreendedor é não assumir que já sabe o suficiente de tudo, mas sim manter-se em constante reciclagem.